Durante essa quarta e quinta-feira, a Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC) abriu suas portas para receber o 1º Hackathon Ynov, uma maratona colaborativa que mobiliza jovens estudantes da Rede de Ensino para desenvolver soluções inovadoras em resposta aos desafios ambientais atuais.
Focando na economia circular e na sustentabilidade, o evento marca um importante passo para posicionar Camaquã como uma cidade comprometida com soluções sustentáveis.
Participam do evento alunos da EMEF Osvaldo Aranha, IFSul e Senac, que foram incentivados a propor ideias criativas para enfrentar a crise climática de forma prática e sustentável.
Entendendo o Hackathon
No formato hackathon, jovens de diferentes áreas e habilidades se unem para resolver um problema específico em um curto período, promovendo o pensamento crítico e colaborativo.
Nesta edição, o foco central é a crise climática e a adoção da economia circular, que defende o uso sustentável dos recursos naturais, minimizando desperdícios e prolongando a vida útil dos produtos.
Ao fim do Hackathon Ynov, espera-se que os estudantes apresentem soluções inovadoras que possam ser aplicadas em diversos setores, contribuindo para um futuro mais sustentável e inspirando outras iniciativas na região.
A ACIC, ao sediar este evento, reforça seu compromisso em apoiar projetos que visam transformar a comunidade e impulsionar a nova geração de líderes e inovadores.