O PÓS-NRF 2024, realizado pela CDL Porto Alegre, na quarta-feira (24/01), reuniu as principais estratégias, insights e inovações que estão mudando os negócios ao redor do mundo. No Teatro da Unisinos, representantes do varejo gaúcho puderam conferir tudo que aconteceu na NRF (National Retail
A programação contou com Fabiano Zortéa, organizador da comitiva do RS aos EUA e coordenador estadual do Varejo do Sebrae RS; Gustavo Schifino, diretor de Inovação e Negócios na Linx Stone Co e especialista em varejo e missões à NRF; e painel mediado pela jornalista, fundadora e diretora da Daterra Studio,
Na abertura do evento, o presidente da CDL POA, Irio Piva, destacou a relevância na realização do primeiro evento pós NRF 2024 no RS e possivelmente no Brasil, com a casa lotada – o teatro tem capacidade para 470 pessoas. Agradeceu aos parceiros Sindilojas POA e Sebrae-RS e aproveitou a ocasião para lançar a campanha institucional da CDL POA deste ano.
Campanha institucional 2024
Com o mote “Conexões que Transformam Negócios”, a campanha reflete a essência da CDL Porto Alegre que é fomentar o crescimento dos negócios, promovendo conexões entre empresas, empreendedores, consumidores e a comunidade. A temática também se refere à importância das conexões que unem toda Rede de Entidades Parceiras à Boa Vista, uma empresa subsidiária da Equifax, enfatizando a transformação dos negócios, alinhando-se às tendências e necessidades atuais.
Tendências
A apresentação ‘Tendências Globais para o Varejo Local – Pós-NRF 2024’, com Fabiano Zortéa, abriu os trabalhos da noite destacando os cinco pontos principais da agenda do varejo 2024. São eles: Geração Z em foco (cliente e time); Inteligência Artificial na experiência do cliente; Ampliação da demanda híbrida; Resale (revenda), preloved (pré-amado) e circularidade; e Lojas menores, mais eficientes e de comunidade.
Ao se aprofundar nos temas, Zortéa enfatizou o poder da comunidade formada a partir da missão do Sebrae-RS à Nova York, que reuniu mais de 2 mil participantes que receberam, via WhatsApp, mais de 170 conteúdos durante a viagem. O especialista em varejo utilizou a citação do atleta e empresário Earvin “Magic” Johnson “A forte concorrência me ajudou a chegar no topo” para iinciar sua fala e enfatizar o poder de alcance de uma comunidade.
Painel
O painel “Traduzindo os Conceitos da NRF 2024 para os Negócios Locais”, com empresários gaúchos e mediação de Gabriella Bordasch trouxe ao palco as experiências e percepções de empresários gaúchos que vivenciaram a experiência da NRF por mais de uma vez e como aplicarão os aprendizados aos seus negócios.
A empresária Cristiane Boaretto deu destaque ao amadurecimento que obteve ao participar pela terceira vez da missão à Nova York: “Na primeira vez, quis fazer tudo, na segunda, vi o que poderia aplicar no meu negócio e, nesta terceira participação, vejo que estou no caminho certo”. Segundo Cristiane, o seu negócio não é sobre fazer roupas, mas sobre o que ela quer comunicar com a roupa. O amadurecimento a fez colocar as pessoas no centro, e a ferramenta do WhatsApp é o foco da sua comunicação com clientes.
Dos muitos insights que a empresária Fabi Nunes teve na NRF, um novo olhar para o vendedor foi um dos pontos destacados: “Há um novo olhar para o vendedor que é da Geração Z, a experiência de loja também mudou, o cliente busca novas formas de vivenciar o processo de compra”. Fabi apontou ainda a relevância para uma análise de dados mais aperfeiçoada e assertiva.
Lê Coconut contou ideniticou em NY o que vai acontecer no varejo nos próximos 10 anos. A empresária destacou que a NRF focou muito nas temáticas das gerações Z e Alpha, mas que enxerga na “Economia Prata (50+)” um grande mercado em expansão.
Vilson Noer não se recorda exatamente de quantas edições da NRFs participou, “provavelmente, esta foi a oitava”, diz. Em um parecer sobre o evento, enfatizou o fato de que se falou muito sobre as gerações Z e Alpha, entretanto não havia palestrantes destas gerações: “Era a geração X falando sobre a Z”. Noer destacou a importância da loja física, decisiva para a manutenção do varejo. E os vendedores são o epicentro da estratégia: “Uma equipe bem preparada com metas, visão, direção e persistência”. Segundo o empresário, todos os dias a loja deve ser encarada como um teatro que deve encantar seu público.
Os cinco takeaways
Guga Schifino foi efusivo e preciso ao apresentar os cinco takeaways da NRF 2024:
1 – Prepare-se para uma sociedade intergeracional, guiada pelos Alphas.
2 – Adapte-se à Economia Circular
3 – Trate cada loja como uma Flagship
4 – Monetize a atenção que você já tem – Retail Media
5 – Construa uma jornada unificada
Guga destacou, ainda, a missão que coordenou à NRF 2024, com 150 relevantes empresários no mercado nacional, como o grupo Mulheres do Brasil, com nomes como Luiza Helena Trajano, dona da Magazine Luiza. “Uma experiência muito rica e intensa de troca e aprendizado”, como disse Guga Ao detalhar os cinco takeaways, o empresário mostrou que a Inteligência Artificial já faz parte da vida de todos e não há espaço para quem não se motive com as possibilidades infinitas da IA. Disse também que a geração Alpha “Está mais preocupada com o fim do mundo do que com as contas do fim do mês”, para eles, o que interessa é a jornada e não o destino e olhar para os Alpha é olhar para toda a pirâmide do consumo, pois eles têm influência e impacto no consumo de todas as gerações anteriores.
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