Acic Estágio
Acic Estágio
Consultar SCPC
Consultar SCPC
Área do Associado
Área do Associado

Novidades


Onboarding digital e a concessão de crédito

19/01/2024
Anterior Próximo

Sistemas de automação e digitalização vêm sendo utilizados por fintechs e também podem favorecer a concessão de crédito

A definição de “onboarding digital” consiste no processo de captura e análise de dados e documentos de usuários para cadastros digitais em plataformas com o uso de inteligência artificial. Muito utilizado pelas fintechs, o processo além de otimizar o acesso aos serviços, auxilia na concessão de crédito das empresas. Quanto maior a quantidade de informações disponibilizadas para análise de modo centralizado, mais fácil fica avaliar o perfil do consumidor e identificar a melhor estratégia comercial.

Dessa forma, a maioria das fintechs vêm utilizando o Onboarding digital com o objetivo de otimizar os processos. Ou seja, trata-se de um investimento específico em plataformas que permitem aumento da automação e digitalização nos momentos de coletar, filtrar, verificar, armazenar e gerenciar as informações de clientes e parceiros comerciais. 

Com o uso do Onboarding digital, as empresas conseguem organizar de forma mais assertiva todos os cadastros em sistemas unificados e, além disso, favorecem a experiência do cliente e a personalização nos atendimentos, por exemplo. A partir do Onboarding digital, também é possível verificar aumento na competitividade na jornada de crédito.

Onboarding digital e a concessão de crédito

O Onboarding digital favorece principalmente a captação de novos clientes e também na fidelização de consumidores, pois todos os dados são analisados de forma ágil, o que potencializa a jornada do cliente e também a experiência da empresa na concessão de crédito. O uso de sistemas integrados, como no Onboarding digital, também otimiza os processos internos da empresa, além de reduzir os riscos de fraude.

Entre os principais benefícios para utilização do Onboarding digital, estão: ampliação da base de clientes, melhorias na experiência do cliente, maior assertividade nas operações e aumento da produtividade, redução de riscos, entre outros.

Alguns dos pontos positivos do Onboarding digital na concessão de  crédito:

• Cadastros mais ágeis

• Segurança nas operações e prevenção contra fraudes

• Verificação rápida de informações e maior assertividade na concessão

• Direcionamento das melhores ofertas para os perfis adequados de consumidores

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.