Ainda não realizou o planejamento de 2023 para o seu negócio? Clique aqui e veja o que precisa considerar.
Um novo ano está chegando. É hora de planejar 2023 para que o seu negócio obtenha os resultados almejados em vendas e tudo ocorra de forma organizada, evitando surpresas.
Confira mais detalhes sobre a importância de realizar um planejamento adequado, o que considerar para isso e dicas para colocá-lo em prática.
Por que fazer um plano de vendas para 2023?
Ao realizar um plano de vendas, você estará definindo os passos do seu negócio para o próximo ano. Essa é a melhor maneira de se organizar financeira e logisticamente.
A definição de um plano ajuda também a antecipar riscos, para que possam ser neutralizados ou contornados de forma eficiente; dá uma referência de onde se quer ir e como chegar lá; e permite ajustar o planejamento conforme os acontecimentos.
Saiba qual é a frequências ideal para realizar planejamentos
Um planejamento pode ser feito de diversas formas, por isso, você precisa apenas avaliar qual delas atende melhor às suas necessidades e estratégias, afinal, essa organização impactará diretamente em suas vendas a médio e longo prazo.
Os planos mais curtos, como os semanais ou mensais, devem pensar em análises mais profundas e detalhadas. Caso algum problema seja identificado no meio do percurso, você pode agir rapidamente, evitando maiores transtornos.
A análise trimestral serve para realizar um acompanhamento direcionado ao que falta no planejamento anual. Além disso, nesse formato, podem ser feitas reavaliações, a fim de melhorar os processos.
Já a análise anual serve para definir o que deu certo e que pode ser mantido para o próximo ano e o que precisa ser alterado. Além disso, é importante entender os motivos dos resultados (promoção, divulgação diferente, etc).
Atente-se a estes 3 pontos para fazer o planejamento de vendas
Para que o seu planejamento seja ainda assertivo, é importante considerar tudo o que está acontecendo ao seu redor, incluindo cenário político e financeiro, etc.
Confira os três principais aspectos para analisar no seu planejamento de 2023:
1. Cenário de inadimplência
O ano de 2023 será marcado pelos altos índices de inadimplência, que vêm crescendo a cada atualização dos indicadores. Com isso, os empreendedores precisarão se adaptar a essa realidade e adotar ações de combate a essa prática para manter a saúde financeira em dia.
2. Mudanças no hábito de consumo
Desde o início da pandemia do Coronavírus, que iniciou em 2020, os hábitos do consumidor mudaram. Devido às restrições e isolamento social, as vendas estão concentradas, cada vez mais, no meio digital.
A tendência é que essa modalidade de compra se solidifique dia após dia e as compras online se tornem uma tendência que veio para ficar. Por isso, vale a pena pensar em estratégias que tenham esse foco, atraindo um número maior de clientes para o seu negócio.
3. Tendências tecnológicas
A tecnologia está aí para ajudar e, diariamente, pode-se ver as facilidades geradas por ela e as melhorias em todos os segmentos. Para 2023, especialistas já apontam algumas tendências, entre elas, algumas geram impacto direto nas vendas e no modelo de negócio, como metaverso, plataforma nativa em nuvem, dados e análises incorporados.
Além dessas, outras inúmeras opções tecnológicas estão disponíveis. Então, conheça todas as facilidades que podem ser usadas a favor das suas vendas.
Dicas para fazer o planejamento ideal de vendas para 2023
Defina as estratégias de marketing
Inclua os canais que serão utilizados no próximo ano (Facebook, Instagram, TikTok, plataformas de e-commerce, etc). Além disso, tenha em mente o valor que pretende destinar para cada uma e se terá uma equipe que realizará esse serviço ou contratará serviços de terceiros.
Estipule um orçamento
Determine os valores que pretende utilizar em cada área. Claro que essa é uma projeção e que pode ser alterada no decorrer do ano. Mas, é importante que tente seguir à risca essas definições.
Compartilhe o planejamento
Independentemente do tamanho da sua equipe, é válido apresentar a todos o seu plano para o próximo ano. Essa é uma forma de fazer com que a equipe tenha conhecimento dos objetivos e saiba o que deve fazer para andar lado a lado das suas intenções.
Define seus objetivos e metas
Defina metas de vendas diárias e anuais, bem como de volume de vendas, serviços, redução de devolução de produtos, aumento dos índices de fidelização de clientes, de melhorias nas taxas de conversões, etc. É importante ser realista e não estipular valores inatingíveis e nem tão baixos, que não sejam desafiadores.
Escolha as ferramentas que usará
Conheça as ferramentas que irão apoiar as suas ações e estratégias do planejamento de vendas. Pois, para implantá-las, nada melhor que dominá-las e poder tirar o melhor proveito de cada uma. Bons exemplos são o CRM, um sistema para organizar as tarefas da equipe comercial e ferramentas de comunicação.