O que é a varíola dos macacos
A varíola dos macacos ou Monkeypox é uma doença zoonótica viral causada pelo vírus Monkeypox. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado ou com material corporal humano contendo o vírus. Apesar do nome, os macacos não são reservatórios do vírus.
Transmissão
A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes, o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva.
As pessoas que possuem contato íntimo, membros da família e parceiros sexuais, correm maior risco de infecção, assim como profissionais de saúde. O período de incubação é tipicamente de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias. Os sintomas são: febre alta, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão e erupções cutâneas (manchas, lesões ou bolhas na pele).
Confira as orientações da sobre as formas de prevenção à doença:
- Higienize bem as mãos;
- Mantenha as superfícies limpas;
- Use máscara de proteção facial;
- Não compartilhe roupas de cama ou toalhas com pessoas doentes e que apresentem sintomas da varíola dos macacos;
- Evite contato próximo com pessoas infectadas ou que apresentam sintomas da varíola dos macacos;
- Evite aglomerações e o contato materiais contaminados;
- Use luvas e outras roupas e equipamentos de proteção individual ao cuidar dos doentes, seja em uma unidade de saúde ou em casa.
Em caso de sinais e sintomas da Monkeypox, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima para atendimento.