O AED (Aviso Eletrônico de Débito) é uma solução da Boa
Vista ofertada para as associadas da CDL POA que favorece a assertividade no
momento de recuperar crédito junto aos clientes. Ao inserir uma pessoa na base
de dados do SCPC, ela automaticamente receberá um aviso via SMS ou e-mail sobre
sua negativação. Assim, quem desejar receber seus débitos de forma mais eficaz
pode utilizar o AED para realizar cobranças mais recorrentes. O AED também
facilita e agiliza o processo de recuperação de crédito, visto que antes as
cobranças eram enviadas por cartas via correios.
Essa nova modalidade de comunicação com os consumidores é
uma forma mais ágil, rápida e que, consequentemente, aumenta a recuperação de
crédito em comparação com as tradicionais cartas. Atualmente, a maioria das
pessoas utiliza telefone celular, alguns com tecnologias mais avançadas, outros
mais comuns, mas todos os aparelhos recebem mensagens via SMS, por exemplo,
então essa forma de acessar o cliente é muito mais assertiva.
Hoje é possível enviar uma mensagem para o cliente X
informando que ele está entrando na base da empresa Y por falta de pagamento.
Ou seja: se o consumidor tiver conhecimento de que comprou naquela loja, vai
dar uma atenção maior à comunicação e provavelmente realizar o pagamento que
está em atraso. A ideia do AED é justamente incentivar que o consumidor se
movimente em direção à empresa de forma mais rápida.
Como funciona o AED (Aviso Eletrônico de Débito) na prática
A comunicação do AED se dá primeiramente por e-mail e, caso
o consumidor não seja localizado dessa forma, são feitos os envios via SMS. Por
outro lado, se os clientes não forem localizados no e-mail e nem através do
envio de SMS, é feito o envio de uma carta. A recuperação média nas situações
em que os consumidores são encontrados por e-mail ou SMS é de aproximadamente
70%.
Vantagens do AED:
– Ágil e assertivo
– Melhor taxa de retorno
– Mais eficiência na recuperação em relação à carta
– Mais segurança e comodidade no acesso
– Mais sustentável (sem papel)
– Não é afetado por atrasos ou greve dos Correios
– Confirmação de envio
– Respaldo jurídico
A solução da Boa Vista é ofertada pela CDL POA e está
disponível para todas as associadas do Rio Grande do Sul – que inclui 152
entidades parceiras. Com a implementação do AED as empresas conseguem localizar
os clientes de forma muito mais rápida, o que resulta em uma recuperação muito
mais positiva para os negócios. Assim, os clientes inadimplentes retornam às
lojas para efetuar os pagamentos em atraso e isso traz agilidade e velocidade,
bem como segurança para a etapa de comunicação.
Além disso, o AED conta com o uso de tecnologias que conseguem validar se de fato o cliente recebeu o e-mail ou o SMS, por exemplo, o que leva ainda mais segurança e validações necessárias para as empresas.