Acic Estágio
Acic Estágio
Consultar SCPC
Consultar SCPC
Área do Associado
Área do Associado

Novidades


Dias do Pais 2018: vendas devem ter alta real entre 3% e 4%, segundo a Fecomércio, RS

25/07/2018 Fecomércio-RS
Anterior Próximo

Dias do Pais 2018: vendas devem ter alta real entre 3% e 4%, segundo a Fecomércio-RS

Crédito: iStock

As vendas para o Dia dos Pais de 2018 devem registrar desempenho melhor para o comércio. Em relação ao ano passado o esperado é uma alta real de 3% a 4%, segundo Avaliação Econômica realizada pela Fecomércio-RS e divulgada nesta terça-feira (24). "Ao contrário da retomada ocorrida no primeiro trimestre, o consumo das famílias gaúchas deve arrefecer ao longo do ano puxado pela lenta recuperação do mercado de trabalho e da confiança afetada pelos acontecimentos recentes. Ainda assim, devemos registrar crescimento", afirma o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. A avaliação econômica pode ser acessada aqui.

O comércio varejista gaúcho é influenciado por uma série de variáveis que refletem na confiança e intenção de consumo das famílias. Entre essas variáveis importantes estão a taxa de desocupação no Estado (8,50% no 1º trimestre), massa real de salários (-1,83% no confronto com o 1º trimestre de 2017), intenção de consumo das famílias (74,7 pontos), nível de comprometimento da renda com dívidas (20,02%), taxa de juros à pessoa física ao ano (53,79%), inadimplência de pessoa física (5,04%) e inflação (IPCA) em 12 meses (4,98%).

A Avaliação Econômica da Fecomércio-RS apurou que a alta das vendas deve favorecer alguns segmentos específicos do comércio, especialmente com a continuidade das baixas temperaturas nos dias que antecedem a data comemorativa. Assim, o varejo de roupas, calçados, vinhos e chocolates devem ser os mais procurados pelos consumidores. Pelo critério de preços, vinhos e chocolates têm maior chance de emplacar entre os consumidores por apresentarem opções com valores mais acessíveis. "O orçamento das famílias continua restrito, o que deverá manter um viés maior para itens de menor valor", confirma Bohn. Artigos tradicionais como equipamentos e materiais de escritório e de informática também costumam ter elevação das vendas em relação a outras épocas do ano.

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.