Camaquã desobriga uso de máscaras em locais fechados
O uso de máscaras em locais fechados públicos e privados passa a ser facultativo em Camaquã, a partir desta segunda-feira (21), com a publicação do Decreto 25.289. A decisão de retirar a obrigatoriedade do uso em locais fechados foi tomada em conjunto com os demais municípios da região da Costa Doce, durante reunião ocorrida na última sexta-feira (18).
Foram levados em consideração o cenário epidemiológico no município - vacinação, internação e transmissão. Camaquã já alcançou 98,6% da população adulta e 78,9 da população geral com esquema vacinal completo, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde. A Região COVID 09, a qual o município pertence, apresenta taxa de ocupação de UTI de 16,7%, a menor taxa de ocupação no Estado, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde. Na última semana, a prefeitura já havia flexibilizado o uso de máscaras em espaços abertos.
As exceções são o transporte coletivo público e privado, estabelecimentos destinados à prestação de serviços de saúde públicos e privados, farmácias e drogarias e instituições de longa permanência para idosos, onde segue obrigatória a proteção. Nos serviços de buffet em restaurantes e similares o uso segue obrigatório apenas ao se servir.
Uso obrigatório de máscara:
- Transporte coletivo: ônibus, lotações e ônibus fretados;
- Estabelecimentos destinados à prestação de serviços de saúde: hospitais, postos de saúde, clínicas médicas, laboratórios e consultórios;
- Farmácias e drogarias.
Uso recomendado de máscara:
- Pessoas com fatores de risco, como aquelas em tratamento de câncer, doenças crônicas, entre outras;
A Prefeitura de Camaquã reforça que a população deve completar o ciclo vacinal, a fim de reforçar a imunização contra o coronavírus.